Marketing Digital para Iniciantes

Quer desenvolver uma estratégia de marketing digital? Este guia de marketing digital para iniciantes, descreve o básico para você começar agora mesmo.

Se você possui um negócio, sabe que a grande maioria do mercado está online. Portanto, mesmo se você tiver uma loja física, a maioria dos consumidores toma suas decisões de compra explorando primeiro suas opções online por meio de mecanismos de pesquisa e sites e lendo as avaliações dos clientes.

E mais do que nunca, mais pessoas também estão comprando online para entrega em domicílio. Não é apenas conveniente, mas uma obrigação no ambiente de hoje. Então, como você ganha sua parte no setor de comércio eletrônico multi bilionário? Através do marketing digital.

Marketing digital refere-se ao marketing na internet por meio de canais digitais. É outro termo para marketing na internet. Não só é mais barato do que o marketing tradicional, mas também é muito mais fácil alcançar um grande número de clientes novos e existentes por menos dinheiro.

Existem muitas estratégias de marketing digital para iniciantes, então continue lendo para saber como essas estratégias de marketing podem ajudá-lo a crescer o seu negócio.

Search Engine Optimization (SEO)

Você provavelmente já ouviu falar do termo SEO, mas pode não ter certeza do que significa. SEO significa Search Engine Optimization e é o ato de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site através dos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Embora existam alguns mecanismos de pesquisa, o mais popular é o Google. Uma estratégia de SEO eficaz segue diretrizes específicas e práticas recomendadas que garantem que um site seja classificado na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa.

Algumas dessas diretrizes envolvem otimizar suas páginas com:

  • Estrutura de página fácil de navegar;
  • Utilize sempre Palavras-chave relevantes;
  • Use títulos específicos para dividir o conteúdo (por exemplo, H1, H2, H3) e ajudar o mecanismo de pesquisa a entender o conteúdo;
  • Informações relevantes de alta qualidade para o leitor.

Para classificar na primeira página dos buscadores, você precisa estruturar seu site e páginas para atrair tráfego orgânico. Sem SEO, é quase impossível crescer um negócio online organicamente, e você também terá que empregar publicidade paga.

O SEO também está intimamente relacionado a outros elementos do marketing digital, como email marketing e marketing de conteúdo. Eles trabalham juntos para fornecer aos clientes conteúdo de qualidade.

Uma campanha de SEO eficaz visa três elementos principais: seu site, Google e seu público. O Google classificará seu site quando uma consulta de pesquisa for inserida que corresponda à sua palavra-chave de foco.

Mas aí vem a pergunta, como o Google faz isso?

Quando os bots do Google classificam seu site, eles consideram a estrutura e o conteúdo do seu site. Em seguida, eles combinam seu conteúdo com as consultas de pesquisa e palavras-chave relacionadas para determinar a relevância do seu conteúdo para essas perguntas.

Vários links de qualidade apontando para seu site aumentam suas chances de classificação mais alta no Google. Nem todos os links são bons para SEO – links de sites de alto nível, como organizações de notícias e associações profissionais, são o que o Google considera bons sinais.

Outro fator muito importante que o Google considera é o tempo que os visitantes gastam em seu site. Quanto mais tempo os visitantes passarem em seu site, maiores serão suas chances de SEO.

Portanto, postar conteúdo exclusivo e criativo com uma contagem alta de palavras (mais de 2.000) ajudará a aumentar a classificação do seu site.

Email Marketing

O email marketing é uma das técnicas de marketing digital mais populares entre os profissionais de marketing digital. É tão popular que 82% das empresas B2B e B2C o utilizam.

Campanhas de email marketing bem-sucedidas compartilham informações relevantes e oportunas que são personalizadas para o destinatário. A segmentação é essencial dentro do email marketing. Isso garante que você alcance as pessoas certas no momento certo.

Se você entender o lugar deles na jornada do comprador, poderá enviar informações por e-mail para ajudá-los a tomar uma decisão de compra. O conteúdo educacional pode vir de várias formas, como artigos de blog, e-books e webinários são comumente compartilhados por e-mail.

Em vez de enviar links para conteúdo externo, você também pode escrever boletins informativos robustos que educam.

Search Engine Marketing

Search engine marketing, também conhecido como SEM ou search engine marketing, refere-se a todos os processos envolvidos na geração de tráfego dos motores de busca.

SEM inclui SEO (o que teoricamente é verdade), mas na prática parece muito diferente. O núcleo de uma estratégia eficaz de SEM é a publicidade paga por meio de plataformas como Google Ads ou Bing Ads.

Marketing de mídia social

O marketing de mídia social envolve o uso de plataformas de mídia social como canais para alcançar grandes públicos. Nas plataformas sociais, você pode construir um público orgânico de seguidores ou usar anúncios sociais pagos para atingir seu público-alvo.

A maioria das marcas usa ambas as estratégias, pois elas funcionam bem juntas. As plataformas de mídia social mais populares, Facebook e Twitter, têm mais de 2 bilhões e mais de 330 milhões de usuários, respectivamente.

A maioria das empresas que usa o marketing de mídia social entende a importância de seu público-alvo abordá-los e o faz de forma consistente. Portanto, criar vídeos envolventes e conteúdo de qualidade com promoções e ofertas incríveis para seu público ajudará você a aumentar o reconhecimento da marca e gerar mais conversões.

Você está começando a ver como essas táticas de marketing digital para iniciantes funcionam juntas? Uma estratégia de mídia social bem-sucedida precisa de conteúdo de qualidade para ganhar seguidores. O mesmo vale para o e-mail marketing. As marcas precisam criar conteúdo e depois distribuí-lo por outros canais digitais.

Marketing de Conteúdo

Muitos clientes optam por esse tipo de marketing e às vezes o compartilham. Para ganhar a confiança de seus potenciais clientes, você precisa ser capaz de oferecer a eles algo relevante. O marketing de conteúdo se baseia nessa ideia, ele deve ser útil e sutilmente orientar os leitores no processo de tomada de decisão.

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo relevante e valioso, para atrair e engajar um público bem definido e compreendido, além de impulsionar ações lucrativas do cliente.

Por exemplo, eu vendo sapatos em uma loja online. Em vez de me concentrar na minha página de destino e na descrição do produto, posso me concentrar no conteúdo que meus clientes em potencial podem ler antes de tentar fazer uma compra.

Publicidade digital

Refere-se a todas as estratégias e processos envolvidos na geração de tráfego de referência para seu site por meio de anúncios de display digital pagos. Os profissionais de marketing costumam veicular anúncios digitais em diferentes plataformas, dependendo de onde seu público está mais concentrado.

Algumas dessas plataformas incluem o Google Adwords, Linkedin, Twitter, Youtube, Facebook, Tiktok e Kwai.

De todas as plataformas listadas acima, as melhores, sem dúvida são o Facebook e o Google no que se refere a tráfego de referência. Os anúncios no Google e no Facebook são normalmente anúncios de pagamento por clique (PPC), o que significa que o anunciante paga uma taxa cada vez que seu anúncio é clicado.

Outro ótimo recurso da publicidade digital é a capacidade de usar o remarketing. Com os anúncios de remarketing, você pode converter visitantes em clientes com sucesso, exibindo anúncios depois que eles saem do seu site.

Você já pesquisou um item em uma loja online e ao sair desse site, acabou vendo o mesmo item em outro site que você visita? Isso é remarketing. As empresas usam essa tática para redirecionar os clientes de volta aos itens que eles visualizaram anteriormente em seu site.

A ideia é lembrar aos clientes que eles já se interessaram por esse produto. Quando eles estavam em seu site, pode não ter sido um bom momento para fazer uma compra, ou eles precisavam pensar sobre isso. Se você mostrar a eles um anúncio de remarketing no futuro, poderá convertê-los imediatamente.

Mobile Marketing

Mobile marketing, como o nome sugere, é uma técnica de marketing digital que engloba estratégias de marketing focadas em usuários de dispositivos móveis.

Pesquisas mostram que metade da população mundial possui smartphone, então esse é um nicho importante a ser explorado. Nesse caso, as estratégias de marketing são baseadas em dispositivos móveis, alguns exemplos são os SMS, MMS, aplicativos móveis e sites.

Conclusão

O marketing digital para iniciantes ou não, é essencial para que sua empresa sobreviva e prospere. Pode ser uma maneira eficaz de atrair clientes para sua marca sem gastar muitos recursos.

Mas para ter sucesso, você precisa entender o que está fazendo, definir metas claras, escolher os canais certos e medir seus resultados. Acrescente também uma boa dose de criatividade.

Se você deseja aumentar seus resultados, recomendo que continue nos acompanhando e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro, sempre que postarmos conteúdo novo.

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